segunda-feira, 4 de abril de 2011

DEPRESSÃO - um assunto sério

Hoje resolvi falar de um tema meio tabu, porque eu sempre vejo as pessoas se chocarem comigo quando toco nesse assunto, e digo a elas que tenho depressão.
Sou uma pessoa extremamente produtiva, me destaco no meu trabalho, sou reconhecida na minha comunidade e em meio aos meus colegas pela minha iniciativa e empenho. Já ganhei até medalhas por tudo isso.
Mas eu tenho depressão.
Como é isso então? A maioria das pessoas tem uma visão estereotipada do que seja essa doença, e imaginam que tem depressão em está triste, 'deprê', pessimista...
Sou uma pessoa essencialmente otimista, que além de sonhadora, luto pela realização dos meus sonhos (quanto à transformação da realidade na busca de um mundo melhor).
Mas há sete anos tive um diagnóstico de depressão e, desde então, me trato com um psiquiatra, que tem me ajudado a lidar com essa doença que, muito embora não tenha cura, tem tratamento, assim como o diabetes (só pra fazer uma comparação). Então, em tratamento, levo uma vida normal, com os meus altos e baixos como todo mundo, além dos 'baixos' causados pelos ciclos da minha doença - quando corro para o psiquiatra e ele me receita alguma coisa mais por algum tempo, até eu melhorar.
Meus sintomas: muuuuuuita irritação, principalmente com as pessoas que mais amo. Vontade de ficar sozinha, super sozinha. Sono ruim, acordo no meio da noite. E dores, várias dores, em partes diversas do corpo (que até eu descobrir que tinham relação com a depressão, muito remédio tomei em vão).
Se eu fico muito muito ruim, a crise avança com ansiedade terrível, não consigo ficar quieta em lugar algum, choro por qualquer coisa, e uma sensação de que o ar entra nos pulmões e não sai. E o peito dói, dói de verdade, fisicamente. Fiquei ruim assim uma vez só, foi quando descobri que tinha essa doença. De lá pra cá aprendi a ler o início dos sintomas ruins, e busco ajuda antes deles piorarem.
Eu estou agora numa crise, ou seja, estou numa fase ruim, que já sei que passa porque tive outras antes. Fui no meu médico há duas semanas e comecei um remédio novo, que vou tomar por um tempo até a crise passar, e já me sinto bem melhor.
Esse blog tem me ajudado.
Minha homeopata, quando soube que eu estava deprimida e fazendo dieta, me sugeriu abandonar a dieta, pra não agravar a depressão.
Mas eu retruquei dizendo que isso era muito importante pra mim, se eu falhasse agora, desistindo, eu me sentiria ainda pior.
Por isso às vezes não me cobro tanto, apesar de tentar fazer tudo direitinho, como programado.
Mas queria dizer que todos os comentários que vocês tem deixado aqui tem sido vitais para essa minha caminhada.
Porque desconfio seriamente que a minha obesidade está relacionada à depressão e vice-versa.
Aliás, tudo no universo está interligado, inclusive, agora, eu e minhas amigas blogueiras!
Adorei vocês do meu lado!


DAS UTOPIAS
Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos se não fora
A mágica presença das estrelas!

Mario Quintana - Espelho Mágico

3 comentários:

  1. Amigaaa vc e uma guerreira e tanto viu?quanta determinação isso e maravilhosoooo um exemplo pra nos e obrigada pela confiança e abrir o coração pra nos, conte comigo ,e isso mesmo não desita do seu alvo beijocas no coração

    ResponderExcluir
  2. Oi Alana! Obrigada pela sua visita, tb estou te seguindo. Adorei o layout do seu blog. Realmente muita gente tem uma idéia equivocada do que é a depressão, acham que é simplesmente estar triste. Eu sei que não é bme assim, pq aminha mãe tem. Assim como vc, ela tem altos e baixos. Esse conhecimento e controle que vc tem da doença parece tornar sua vida um pouco mais fácil. Eu vou te dizer o que já disse pra várias amigas blogueiras: o nosso objetivo tem que ser nossa saúde, mudar hábitos, e o emagrecimento tem que ser consequencia, não uma obsessão. beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. oi Alana, passando pra conhecer seu cantinho, e tb sofro de depressão, ela me acompanha há anos, mas diferente devcsempre protelei buscar ajuda, com medo, minha irmã gêa tem se tratado agora, e tem estado melhor... a minha é sazonal tem épocas que melhora, tem época que tô um caos, já sei tb visualiar quando estou entrando em crise, e a dieta e os exercícos só tem me ajudado, já que detesto ser obesa, e comdiabetes é pior, muito legal seu depoimento, me ajudou e muito... bjs e estou te seguindo. Vamos firmes e fortes ter uma vida diferente

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui, vou receber com muito carinho!